Treine sua equipe nas ferramentas, e não sobre elas

Ensinar colaboradores a usar aplicativos corporativos é fundamental, mas convenhamos: como esses treinamentos são chatos… aliás, chatos de fazer (como aluno) e também de produzir (como fornecedor interno ou externo). E, ainda por cima, dá trabalho medir o quanto eles são bem-sucedidos, porque as métricas não são apuradas automaticamente.

A coisa muda de figura quando falamos de treinamento dentro da ferramenta – algo conhecido como in-app training em inglês. Você já deve ter visto isso de relance, em balões de ajuda em aplicativos móveis, que dão uma mãozinha no seu primeiro uso ou quando uma nova funcionalidade é lançada. Então, sabia que dá para fazer isso com ferramentas dentro da empresa? Algo assim:

Existem pré-requisitos técnicos para isso, é claro, mas cada vez mais aplicativos permitem integrações com outras ferramentas, via API (Application Programming Interface), mas vamos deixar esse assunto para o pessoal de TI. O importante é que você pode começar alguns testes rapidamente, escolhendo um software compatível na sua organização (ou no seu cliente) e investindo muito pouco. Sério, o piloto pode sair até de graça dependendo da ferramenta e da quantidade de usuários.

Aqui vão alguns exemplos do que é possível fazer com in-app training:

  • Passo a passo
  • Onboarding
  • Links para conteúdo relacionado
  • Chat embutido para suporte
  • Enquetes de satisfação
  • Teste A/B para ajustes finos
  • Relatórios automatizados

Das principais ferramentas do mercado, selecionei três das mais populares e completas:

Iridize: https://www.iridize.com/
Tour My App: http://tourmyapp.com/
WalkMe: http://www.walkme.com/

Continuo acreditando na importância de treinamentos e documentação convencionais, principalmente quando existe mudança de cultura envolvida. Mas, se você combinar esses esforços com o in-app training, terá resultados melhores e fáceis de mensurar. Ah, e a experiência dos usuários vai ficar bem mais prática e divertida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s